Jaraguá do Sul é sede de importante estudo clínico sobre câncer de intestino

Algo histórico está acontecendo na ciência jaraguaense. Um importante estudo clínico de um tratamento para o câncer colorretal está sendo realizado na cidade, mais precisamente, na clínica oncológica OncoJaraguá.

Um marco para a ciência jaraguaense

O estudo é classificado, em linguagem técnica, de “multicêntrico de mundo real”. Ou seja: está sendo realizado em diferentes lugares do Brasil para analisar a efetividade de um medicamento no mundo real e não em ambiente controlado de laboratório.

O medicamento em estudo é o que se chama de “biossimilar”, ou seja, é parecido com outro já existente, mas mais acessível (barato e mais fácil de produzir).

A intenção do estudo é analisar a ação desse medicamento no dia a dia do tratamento oncológico do paciente com câncer de intestino já com metástases, bem como avaliar os principais efeitos colaterais na rotina dos pacientes que recebem essa medicação com a quimioterapia.

Edenize Maria Katrucha, coordenadora do centro de pesquisa da OncoJaraguá explica que este estudo tem grande potencial. Ele pode revolucionar os tratamentos de câncer de intestino no mundo todo, tornando ele mais acessível.

“O estudo busca comprovar a equivalência do medicamento, avaliando a efetividade do tratamento em primeira linha na sobrevida livre de progressão (SLP), com resultados aplicáveis à prática clínica cotidiana. Os dados gerados podem apoiar a ampliação do uso de terapias mais acessíveis e custo-efetivas no tratamento do câncer colorretal.” explica.

Isso significa que o medicamento testado está sendo comparado com outro – de eficácia já comprovada – para entender se ele consegue impedir a doença de piorar tão bem quanto o remédio mais “caro”.

Na prática, o estudo será um avanço para a saúde mundial. Sabe-se que quando estes estudos revelam que o medicamento biossimilar é eficaz, há uma economia de cerca de 30% nos tratamentos.

Por que o estudo está sendo feito em Jaraguá do Sul?

Sediar um estudo clínico desta magnitude não é só pedir acesso ao remédio, é necessário ter estrutura para receber.

O primeiro passo é ter uma clínica especializada em oncologia (como a OncoJaraguá). O segundo, comprovar que possui uma equipe técnica competente para ministrar o medicamento e dar segurança ao estudo.

Edenize explica que o corpo clínico da OncoJaraguá está amplamente dedicado, com os melhores profissionais disponíveis.

“Existe uma equipe multidisciplinar envolvida em todo o processo do estudo, sendo eles 3 médicos, enfermeira, coordenação do estudo e farmacêuticos.”

Outro ponto ressaltado pela coordenadora do setor de pesquisas da clínica é a importância da proximidade e do cuidado com os pacientes. A clínica precisa mostrar que pratica o atendimento humanizado no dia a dia para maximizar o resultado do estudo.

“O monitoramento contínuo durante o estudo permite um cuidado mais próximo e individualizado, promovendo mais segurança e bem-estar ao longo do tratamento.“

Edenize ainda complementa que o estudo não é só sobre diminuir a piora do câncer de intestino, mas trazer mais qualidade de vida às pessoas que convivem com esse diagnóstico.

“Ao avaliar um medicamento biossimilar em condições reais de atendimento, o estudo busca garantir que os pacientes tenham uma alternativa terapêutica eficaz, com potencial para controlar a doença, reduzir sintomas e preservar a autonomia no dia a dia.”

Sobre a OncoJaraguá

Com sede em Jaraguá do Sul (SC), a OncoJaraguá é uma clínica especializada no tratamento do câncer, unindo tecnologia, conhecimento médico e atendimento humanizado.

Possui uma equipe multiprofissional experiente e estrutura completa. Oferecem consultas oncológicas e tratamentos de ponta, incluindo Quimioterapia, hormonioterapia, imunoterapia, terapia-alvo e terapias de suporte.

Atua com foco no cuidado integral do paciente e no acompanhamento em todas as fases da jornada oncológica.

 

OncoJaraguá

R. Eleonora Satler Pradi, 370 – Jaraguá Esquerdo, Jaraguá do Sul.

Telefone: (47) 3275-1640

Notícias e Eventos

Veja outros artigos relacioandos.

OncoJaraguá realiza palestras no Novembro Azul para conscientização sobre o Câncer de Próstata